Pular para o conteúdo principal

Fluxo de caixa positivo é o objetivo ao empreender


O número de empresas abertas aumentou 20% em 2016, dados da Unitfour, o que prova que empreender é o desejo de uma parcela cada vez maior da população brasileira.
Mas, será que os empreendedores sabem o que é preciso para realizar o sonho do negócio próprio?

Sobre os desafios e etapas, que começam após a decisão de empreender, recomendo a matéria abaixo.

O professor do Insper Thiago de Carvalho, idealizador da Metodologia QEMP,  divide conosco um pouco de sua experiência e do que já viu no mercado, quando o assunto é empreendedorismo.

Cenário do empreendedorismo

Algumas coisas nunca mudam. Durante a última década, acompanhei milhares de pessoas que queriam ser donas da própria empresa – e certos desafios aparecem em qualquer jornada empreendedora, independentemente da faixa etária ou nível educacional dos sócios, setor de atuação ou maturidade do negócio.

Abrir uma franquia ou desenvolver a própria marca, captar financiamento ou usar seus próprios recursos, pedir demissão para abrir um negócio ou trabalhar em tempo parcial enquanto a empresa amadurece. Esses dilemas estão ligados aos empreendedores de tal forma que seu estudo deveria ser obrigatório.

Considerando que centenas de milhares de negócios fecham a cada ano, é frustrante não haver programas de desenvolvimento vocacional direcionados ao empreendedorismo. Afinal, abrir uma empresa é uma escolha profissional tanto quanto decidir pela carreira médica ou administrativa. Se feita de modo amador, pode se tornar frustrante.

Em 2017, o crescimento da economia brasileira se mostra próxima a zero. Isso coloca ainda mais desafios à frente de quem planeja o negócio próprio.

Com uma economia fraca, a riqueza gerada pelo país cresce pouco. Empreendedores que entram no mercado acabam brigando pelo mesmo “bolo” de dinheiro e concorrem por um número de clientes que não aumenta.

Não basta conhecer a dinâmica do mercado em que se planeja atuar. É necessário analisar como se comportam os subsetores. Como muitos escolhem abrir negócios em áreas que conhecem como clientes, o risco é ainda maior em uma economia estagnada.

Período de amadurecimento

Outro fator que influencia os desafios é o tecnológico. Com o aumento e a consolidação do uso de softwares para criar e gerenciar negócios, existe a falsa sensação de que empreender ficou fácil.

Que fique claro: um site não é uma empresa. Uma ideia não é uma empresa. Uma vontade não é uma empresa. Uma empresa é fluxo de caixa positivo. E isso leva tempo.

Alguns programas de aceleração e incubação mostram que é preciso cerca de 10, 12 ou mesmo 18 meses até que os processos estejam estruturados e um negócio tenha clareza sobre sua razão de existir. Profissionais que planejam empreender devem ter dinheiro suficiente para manter suas empresas e sua vida pessoal durante esse período.



Investimentos x Gastos

Caso não tenha recursos, avalie adiar o investimento até que a situação financeira esteja mais segura. Aproveite para estudar o mercado, planejar e ampliar sua rede de relacionamentos.
Profissionais que buscam montar negócios em que é necessário estruturar uma equipe também encontram desafios no próximo ano.

Demissões nos últimos trimestres têm atingido profissionais com alto nível educacional e grande experiência. Isso significa que existem mais pessoas bem preparadas procurando por emprego. Por um lado, quem está contratando pode negociar salários mais adequados a uma empresa nascente. Por outro, a seleção se torna mais complexa, pois há mais candidatos.

Como currículos não são suficientes para apoiar a decisão de contratação, os processos seletivos ganham ainda mais importância. Ao contratar alguém muito qualificado, corre-se o risco de perder essa pessoa mais cedo do que o esperado, pois sua busca por emprego irá continuar até que ela encontre uma vaga que considere “justa” e adequada a sua experiência e formação.

Empreendedorismo como conhecemos é um campo novo. Embora a troca de dinheiro por mercadorias exista há séculos, foi apenas na década de 1980 que a prática ganhou um status acadêmico. Por ser novo, é formado por áreas que já existiam, como marketing, recursos humanos, finanças, direito, entre outros.

Dessa forma, é natural que o empreendedorismo incorpore os desafios dessas áreas. Logo, quando consideramos o momento do Brasil, a criação de um negócio precisa ser apoiada por programas de ensino ainda mais estruturados.

Benjamin Bloom, um dos mais importantes psicólogos educacionais, coloca a “criação” de algo como um dos mais sofisticados desafios intelectuais. Isso é verdade também nos negócios: criar uma empresa é algo sofisticado.

Comece identificando, analisando e comparando empresas parecidas com a que deseja criar. Os desafios continuarão existindo, mas serão superados de modo mais fácil.


THIAGO DE CARVALHO é mestre em ensino de negócios pela Universidade de Nova York, professor do Insper e idealizador da Metodologia QEMP.


** Artigo publicado originalmente na Folha de S. Paulo.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu negócio quebrou. E agora?

Montar (ou fechar) o primeiro negócio ainda é tabu para muitas pessoas. Se você já passou por isso ou está planejando começar (ou fechar) um, mais cedo ou mais tarde irá se perguntar se está no caminho certo.
Seja motivado por fatores externos (pressão da família ou amigos) ou internos (autocobrança), você se pegará pensando: estou na direção do sucesso ou fracasso?
Ao longo dos anos, acompanhei muitos empreendedores durante a fase de preparação e planejamento de uma empresa (inclusive minhas). Aprendi que os motivos que levam alguém a empreender o negócio próprio têm relação direta com a percepção de sucesso ou fracasso.
3 lojas de uma vez
Certa vez acompanhei um colega que trabalhava como gerente em um banco durante seus primeiros passos como empreendedor. Com um salário de R$10mil por mês, seu principal objetivo com o novo negócio era obter uma renda igual ao que tinha como funcionário. Para isso, decidiu abrir ao mesmo tempo três franquias de uma rede que vende cervejas artesanais. O…

Os 6 tipos de empreendedores: você sabe em qual você se encaixa?

Com a constante crescente do empreendedorismo no Brasil, crescem também os estudos e definições sobre o tema.
Nunca se falou tanto em empreendedorismo no Brasil como nos últimos anos. Ainda bem! Com a economia mundial longe de uma estabilidade plena e duradoura, dar o tão temido passo rumo ao empreendedorismo pode ser uma solução ou uma hipótese a ser totalmente recusada. Como você se vê diante disso? Como a cultura empreendedora faz parte da sua vida? Quais são os tipos de empreendedores existentes hoje?
Eu sei que nossos leitores por aqui são antenados, mas não custa reforçar: ser empreendedor não é necessariamente ter um negócio próprio. Inclusive você pode ter o seu negócio e ser “apenas” um empresário, não um empreendedor. Bem como um funcionário pode ser empreendedor sendo “apenas” colaborador de uma companhia. O desejo por mais qualidade de vida também influenciou para o crescimento do empreendedorismo O pensar empreendedor, somado à vontade de deixar de receber ordens e de ser don…

Competências para empreender

Você se formou, estagiou, teve experiências profissionais bacanas, se especializou e finalmente decidiu empreender.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas, sinceramente, você se tornou um empreendedor ou apenas conseguiu um auto emprego?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Este dilema acompanha muitos profissionais. São dentistas, médicos, psicólogos, contadores, engenheiros, designers, arquitetos, etc. Sem que percebam, se tornam “o patrão de si mesmo”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Empreender não significa ter um CNPJ, uma empresa, nem mesmo ter um escritório transado em uma avenida movimentada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Empreender, além de atitude, envolve competências essenciais. Mas, quais as competências necessárias para uma jornada empreendedora vencedora?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Separamos elas em dois grupos:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
COMPETÊNCIAS DO EMPREENDEDORISMO
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Habilidade de prototipar um produto ou serviço
• Habilidade de controlar e planejar o negócio
• Identificação e utilização de recursos
• Mobilização de pessoas e liderança
• Conhecimento do mercado alvo
• Uso de experiência prév…