Pular para o conteúdo principal

Os 6 tipos de empreendedores: você sabe em qual você se encaixa?


Imagem Os 6 tipos de empreendedores: você sabe em qual você se encaixa?

Com a constante crescente do empreendedorismo no Brasil, crescem também os estudos e definições sobre o tema.


Nunca se falou tanto em empreendedorismo no Brasil como nos últimos anos. Ainda bem! Com a economia mundial longe de uma estabilidade plena e duradoura, dar o tão temido passo rumo ao empreendedorismo pode ser uma solução ou uma hipótese a ser totalmente recusada. Como você se vê diante disso? Como a cultura empreendedora faz parte da sua vida? Quais são os tipos de empreendedores existentes hoje?
Eu sei que nossos leitores por aqui são antenados, mas não custa reforçar: ser empreendedor não é necessariamente ter um negócio próprio. Inclusive você pode ter o seu negócio e ser “apenas” um empresário, não um empreendedor. Bem como um funcionário pode ser empreendedor sendo “apenas” colaborador de uma companhia. 
O desejo por mais qualidade de vida também influenciou para o crescimento do empreendedorismo
O pensar empreendedor, somado à vontade de deixar de receber ordens e de ser dono do próprio nariz, fez crescer muito o número de novos empreendedores nos últimos anos – sem contar aqueles que têm um talento nato para a coisa. 
O crescimento do empreendedorismo também vem acompanhado de outro fator revolucionário e bem importante: a mudança no lifestyle e o desejo por mais qualidade de vida. É claro que, quando você decide empreender, são muitos os desafios diários e o trabalho é árduo, mas, na conta final, os novos empreendedores parecem estar bem satisfeitos com o que alcançaram. 
Segundo uma pesquisa lançada pela Endeavor Brasil, existem 6 tipos de empreendedores. Você sabe em qual você se encaixa? Dá uma conferida nas características de cada um: 

Nato

É aquele empreendedor em sua forma mais pura. Ele busca realizar seus sonhos e sempre vê a vida com encantamento e interesse. Por ter esse dom natural, tem a tendência de ser empreendedor sempre, mesmo que esteja trabalhando para e com outras pessoas (intraempreendedor). 

Meu jeito

É o empreendedor que deseja fazer tudo do seu jeito, pois é assim que ele acredita que deve ser. Isso pode significar trabalhar com mais ética, carga horária menor e/ou mais flexível, com processos diferentes e assim por diante.  
Tem dificuldade de trabalhar em algo que não acredite, então pode ter saído de alguma empresa por acreditar que, do seu jeito, poderia fazer diferente e melhor. Fiel às suas crenças, ambições e valores, quer ser reconhecido por seus resultados. 

Situacionista

Não é o empreendedor com mais predisposição, mas sim aquele que foi levado a empreender. Pode ter sido levado a empreender por situações circunstanciais, aquelas oportunidades que “caem no colo”. 
Apresentam grande insatisfação com o mercado atual ou simplesmente têm vontade de tentar algo novo. Entre todos os perfis, é o que mais precisa lutar para aprender todas as principais características do empreendedor.

Herdeiro

Foi incentivado a ser empreendedor, seja por boas ou más referências. Pode ter crescido muito perto de um modelo empreendedor e ter sido incentivado a seguir esse caminho, ou culturalmente ou materialmente. 
Costuma ter experiências anteriores, que são a sua principal motivação. Já tem um certo know-how, uma escola no empreendedorismo e busca sempre se atualizar. 

Idealista

É o empreendedor que sonha em mudar o mundo com seu trabalho. Empreender, para este perfil, é uma forma de garantir que seus valores e ideias não sejam negligenciados. É a personagem que busca contribuir para uma transformação social ou ajudar a melhorar a vida de um grupo específico de pessoas. Pode até visar o lucro, sim, mas não a qualquer custo. 

Busca do milhão

Esse vai direto ao ponto: o que importa mesmo é o lucro. Então, acaba buscando o empreendedorismo como forma de alcançar sua fortuna. Sua principal motivação é sempre o dinheiro, e suas principais características são ambição e ganância.  
tipos de empreendedores

Os 5 aspectos indispensáveis para os empreendedores

Além de “classificar” os empreendedores em 6 estilos, o estudo da Endeavor aponta quais são as 5 características que todo empreendedor deveria apresentar. Todos esses aspectos precisam funcionar como uma engrenagem e, se um deles falhar, é bem provável que o fluxo não funcione bem. 
  1. Otimismo: é preciso sempre ver e esperar o melhor, acreditando que vai dar certo, independente dos imprevistos pelo caminho. 
  2. Autoconfiança: é inegável que o empreendedor tem talento para acreditar em si mesmo, em suas ideias e decisões. A autoconfiança é item básico para vencer os desafios diários. 
  3. Coragem para aceitar riscos: o empreendedor faz o possível para reduzir os riscos, mas sabe que as ameaças são constantes e vê nelas energia para crescer. O medo pode sim acontecer, mas não é paralisante, pois o sonho é maior. Os fracassos que acontecerem são vistos como aprendizado, não como derrota. 
  4. Desejo de protagonismo: esse item surge, provavelmente, como consequência das características anteriores. O empreendedor acaba tendo grande vontade de ser reconhecido, para poder tomar as rédeas da sua vida.  
  5. Resiliência e persistência: é preciso acreditar no potencial do sonho. Por isso, o real empreendedor luta até o fim, se sacrifica muito, mas não desiste. 



Como ressalta o estudo, as pessoas costumam misturar os 6 diferentes perfis de empreendedorismo. Claro, sempre com um predominante. Você saberia dizer em qual desses tipos de empreendedores você mais se encaixa? Conte pra gente nos comentários que estamos curiosos pra saber! 
Para conferir o estudo completo, que é bem interessante e traz muitos outros dados, você pode acessar esse link aqui! 

** artigo originalmente publicado por Tuani Mallmann em:
Logotipo Coworking Brasil


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é assessment?

Assessment é uma palavra do inglês que significa “avaliação”. Diferentemente das avaliações que estamos acostumados (como provas que ocorrem ao final de um período), um assessment é uma avaliação feita para apoiar o início de um programa de desenvolvimento. Descubra agora  o que é assessment  e como ele pode ajudar no seu dia a dia! Quando alguém decide estudar inglês, por exemplo, uma das primeiras coisas que ela faz é um teste para descobrir seu nível de conhecimento da língua. A partir desse teste (que pode ser chamado de assessment ou avaliação), a coordenação da escola indica qual o módulo a ser cursado: inglês básico, intermediário ou avançado. De modo simplificado, assessments ocorrem constantemente em nossas interações com pessoas, amigos ou profissionalmente. Quando você pergunta “como vai?” ou quando alguém analisa seu currículo, um assessment está em andamento. Tipos de assessment No caso dos testes de idiomas, claramente há respostas certas e erradas. Em ingl

Coaching e Consultoria: qual é a diferença?

Existe diferença entre  Coaching e consultoria ? Podemos dizer que a consultoria dá respostas e o Coaching faz perguntas. Neste artigo, vamos ver como os dois, Coaching e consultoria, têm sua própria especificidade e de que forma podem colaborar em seus diferentes contextos. Também vamos entender qual das duas ações é a mais pode ser mais marcante na vida de cada atendido. Boa leitura! O que é Consultoria? Consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções sobre um assunto ou especialidade. É uma prestação de serviço que visa auxiliar alguém ou uma empresa em determinada situação. Nesta área, o consultor é quem que trata de assuntos técnicos de sua especialidade. Numa consultoria, o profissional tem o objetivo de alcançar metas e objetivos profissionais, empresariais ou pessoais. Ele é contratado para apresentar soluções objetivas para o cliente. O trabalho de um consultor se diferencia à medida que ele tem conhecimento e experiência, adqu

Nós vivemos em nossa mente

Gastamos muito tempo comprando casas bonitas, decorando-as de acordo com os nossos desejos, fazendo tudo parecer muito agradável. Nós as mantemos limpas, bem mobiliadas e lindamente decoradas, e as exibimos com orgulho para as outras pessoas. Mas, na verdade, não vivemos em nossa casa, vivemos em nossa mente. Também passamos muito tempo cuidando de nossa aparência física, sempre tentando parecer jovens e atraentes, usando o tipo certo de roupas e procurando dar às pessoas o tipo certo de impressão. Nós pensamos: “Este sou eu”. Se vamos para outro lugar, deixamos nossa casa para trás, não somos caracóis. Mas carregamos nossa mente conosco para todos os lugares, vivemos dentro dela. Tudo o que vemos é projetado para nós através de nossos órgãos dos cinco sentidos, incide sobre nossa consciência e, em seguida, é interpretado pela mente. A mente em si é considerada um sexto sentido, aquele que está constantemente produzindo memórias, pensamentos, ideias, opiniões, julgamentos, gos