
Montar
(ou fechar) o primeiro negócio ainda é tabu para muitas pessoas. Se você já
passou por isso ou está planejando começar (ou fechar) um, mais cedo ou mais
tarde irá se perguntar se está no caminho certo.
Seja
motivado por fatores externos (pressão da família ou amigos) ou internos
(autocobrança), você se pegará pensando: estou na direção do sucesso ou fracasso?
Ao
longo dos anos, acompanhei muitos empreendedores durante a fase de preparação e
planejamento de uma empresa (inclusive minhas). Aprendi que os motivos que levam
alguém a empreender o negócio próprio têm relação direta com a percepção de
sucesso ou fracasso.
3 lojas de uma vez
Certa
vez acompanhei um colega que trabalhava como gerente em um banco durante seus
primeiros passos como empreendedor. Com um salário de R$10mil por mês, seu
principal objetivo com o novo negócio era obter uma renda igual ao que tinha
como funcionário. Para isso, decidiu abrir ao mesmo tempo três franquias de uma
rede que vende cervejas artesanais. Ou seja, de acordo com seu objetivo, se não
conseguisse a renda de R$10mil por mês com as franquias, teria fracassado.
Avalie
esse mesmo caso por um outro ponto de vista. Imagine que meu colega – ao
decidir empreender – tivesse como objetivo aprender sobre a dinâmica do mercado
e sobre como controlar e planejar um negócio próprio. Nesse caso, ele precisaria
abrir as três franquias de uma vez ou apenas uma bastaria?
Comparando
as duas perspectivas – empreender para ganhar o mesmo salário como funcionário
ou para conhecer o mercado – fica claro que sucesso e fracasso depende de
objetivos previamente estabelecidos. Meu
colega conseguiu abrir duas, não três lojas, e teve uma grande dificuldade em
controlar essas unidades. Ele acabou se desfazendo do negócio, com um prejuízo
considerável.
Se por
um lado ele fracassou em conseguir o mesmo salário que tinha como funcionário,
obteve sucesso em entender como o mercado de franquias funciona,
especificamente o de cervejas artesanais. Caso seu objetivo desde o início
fosse entender se é possível administrar três franquias simultaneamente, ele
não precisaria abrir as unidades para isso.
Estabeleça ou resgate seus objetivos
Se
você está abrindo um negócio ou já possui uma empresa, avalie os motivos pelos
quais decidiu por essa carreira. No meu caso, abri meu primeiro negócio com o
objetivo de aprender a empreender.
Era
funcionário de uma multinacional e havia decidido que queria ser professor na
área de ensino de negócios e empreendedorismo. Eu segui todas as boas práticas
ligadas a abertura de um negócio: planejei com cautela, estudei o mercado e me
associei a uma pessoa que já tinha experiência no setor. O planejamento foi bem
feito e colocamos nosso produto em 70 pontos de vendas em apenas 6 meses.
[Quer empreender com confiança? Faça seu diagnóstico agora mesmo]
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Outro negócio
que montei foi criado por impulso. Não queria ficar fora da onda do comércio
eletrônico. Isso mesmo, meu objetivo era “não ficar de fora” de um setor. Essa meta
foi atingida, entrei no setor e comecei uma operação de venda de produtos para
pequenas e médias empresas. Do ponto de vista comercial, a experiência foi um
fracasso.
Imagine
agora uma empresa em que o propósito seja transformar o setor em que está
inserida. Não estamos mais falando de um negócio em que o empreendedor tem como
meta principal ganhar um salário fixo, mas criar uma operação que transforme
sua área de atuação.
Quando
avaliamos por uma perspectiva mais ampla, são necessário anos – e diversos
indicadores – para validar se essa meta foi atingida.
Ou
seja, quanto mais robustos, estruturados e fundamentados forem seus objetivos,
maiores as chances de você obter sucesso com o empreendimento. Fracassos passam
a ser parte necessária, natural e esperada em direção ao aprendizado.
Pense
em seu atual momento profissional: você está em direção ao fracasso, sucesso ou
ambos?
Thiago de Carvalho é professor de Empreendedorismo do
Insper e idealizador da metodologia QEMP.
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