Coaching e Consultoria: qual é a diferença?




Existe diferença entre Coaching e consultoria? Podemos dizer que a consultoria dá respostas e o Coaching faz perguntas.
Neste artigo, vamos ver como os dois, Coaching e consultoria, têm sua própria especificidade e de que forma podem colaborar em seus diferentes contextos.
Também vamos entender qual das duas ações é a mais pode ser mais marcante na vida de cada atendido. Boa leitura!

O que é Consultoria?

Consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções sobre um assunto ou especialidade. É uma prestação de serviço que visa auxiliar alguém ou uma empresa em determinada situação.
Nesta área, o consultor é quem que trata de assuntos técnicos de sua especialidade. Numa consultoria, o profissional tem o objetivo de alcançar metas e objetivos profissionais, empresariais ou pessoais. Ele é contratado para apresentar soluções objetivas para o cliente.
O trabalho de um consultor se diferencia à medida que ele tem conhecimento e experiência, adquiridos durante sua vida. São fatores que ajudam na orientação de seu cliente, para que ele possa sanar os problemas apresentados.
Coaching e Consultoria
Assim, podemos dizer que a consultoria atua de forma direta, analisando o desempenho de um setor, área ou até mesmo de uma empresa. A ideia é propor alternativas, caminhos e oportunidades para se alcançar determinados objetivos.
Agora, é bom ressaltar que a importância do serviço de consultoria não se restringe a apoiar soluções de problemas. O apoio de um consultor é importante para melhorar processos e maximizar o aproveitamento de materiais, assim como prevenir problemas.
Em tempo, uma consultoria pode ser: empresarial, de recursos humanos, de tecnologia de informática, contábil, jurídica, mercadológica, entre outras.

O que é Coaching?

Coaching é uma metodologia de busca de resultados, obtenção de metas e performance. É um processo mais operacional num leque mais amplo.
Enquanto o consultor oferece respostas e propõe soluções, o Coach faz perguntas e auxilia seus clientes em Metas, Resultados e Objetivos.
Segundo o ICF (International Coach Federation), Coaching é fazer uma parceria com os clientes em um processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.
No Coaching, um instrutor (Coach) instrumenta seu cliente (Coachee) a evoluir em alguma área pessoal ou profissional e busca promover o desbloqueio de dons e habilidades que o Coachee já tem.
Portanto, o Coaching, como geralmente é visto, é uma metodologia pedagógica com foco em treinamento de pessoas para adquirirem e desenvolverem alguma habilidade para reforço de resultados mais eficientes.
Nesse sentido, ele também é um processo de orientação direta de pessoas em questões de desempenho e resultados pessoais ou profissionais.
O foco de atuação do Coach está na Gestão e no Conhecimento, atuando nos fatores técnicos, no estabelecimento e alcance de metas, na otimização de recursos, sobretudo humanos, e processos.
Por fim, o Coaching pode focar em diversos nichos: vida (Life Coaching), relacionamentos, empresarial (Executive Coaching), financeiro, sucessão, esportivo, casais, adolescentes, vendas, carreira e outros.

Qual a diferença entre Coaching e Consultoria?

Embora tenham algumas funções bem parecidas, podemos salientar que Coaching e consultoria têm diferenças essenciais.
A consultoria atua de forma direta: diz ao cliente o que ele deve fazer e apresenta as soluções que o mesmo deve buscar. O consultor é alguém que conhece e tem experiência numa área e pode, então, apresentar as soluções para as questões apresentadas.
Já o Coaching visa despertar no cliente a necessidade de buscar as soluções, potencializando o conhecimento que tem de si e do assunto em questão. O cliente é o responsável pela busca de soluções. O Coach o estimula e instrumenta para isso.
Um diferencial marcante do Coaching em relação à consultoria é que ele vai muito além de melhorar os processos de uma empresa.
O Coaching atua primordialmente em aprimorar e potencializar o profissional, agregando valor a seu trabalho, motivação, engajamento e performance individual e em grupo.
Ao invés de dar respostas, o princípio metodológico do Coaching mostra que todos podem evoluir e superar bloqueios. Em função disso, o Coach investiga e desenvolve planos de ação factíveis para o cliente concretizar seus objetivos.

Conclusão

É importante saber que o Coaching é, antes de mais nada, uma atividade pedagógica e autopedagógica, que é o de proporcionar condições para que os clientes aprendam alguma coisa segundo os objetivos a que se propõem.
O Coaching é um conjunto de técnicas com a finalidade de fazer com que os Coachees se apropriem de um saber sistematizado em relação a determinado assunto ou atividade.
Por sua vez, para se aplicar uma consultoria, parte-se do princípio de que o consultor é alguém experiente na área, que vai propor saídas e soluções para as quais o consulente se sente limitado.
Tanto o Coaching como a consultoria podem ser aplicados seja na área organizacional seja na área profissional.
Mas se uma pessoa precisa de motivação, de compreensão, ou se estiver passando por momentos difíceis seja no trabalho ou na vida pessoal, aqui entra o diferencial do Coaching.
Reunião Coaching e Consultoria
O Coaching olha tanto o lado profissional e quanto o humano de quem exerce a função profissional.
A consultoria é um serviço contratado por uma empresa ou por uma pessoa e tem como objetivo corrigir o que está errado ou desalinhado. O lado humano, em princípio, não lhe diz respeito, a não ser no sentido de adequá-lo às novas condições propostas pelo consultor.
O Coaching, portanto, trabalha o fortalecimento do lado humano dos profissionais que desenvolvem seu trabalho.O coaching potencializa o capital humano da empresa, adequando-o a suas metas e objetivos.
A consultoria, por sua vez, vai em busca de melhorar os processos e maximizar o aproveitamento dos recursos da empresa.
As diferenças entre o Coaching e a consultoria são patentes, apesar de que ambas são ferramentas muito importantes para empresas e organizações que buscam adequar-se e, mesmo, se anteciparem às profundas mudanças que vêm ocorrendo no ambiente econômico e social planetário.

Sobre o Autor: Marcos Wunderlich

Marcos Wunderlich
Marcos Wunderlich é referência nacional em Mentoring e Coaching Humanizado e possui 33 anos de experiência com mais de cinco mil alunos formados. Foi um dos primeiros especialistas a introduzir a Formação em Mentoring e Coaching no Brasil.

Comentários