
O sucesso de um empreendimento tem muito a ver com o autoconhecimento de seu idealizador. Para que uma ideia dê certo, é preciso que aquele que a planeja e executa saiba quais são seus pontos fortes e os de melhoria; entenda quais atividades do processo se encaixam melhor em seu perfil e o que deve procurar na hora de selecionar um parceiro de negócios.
Pensando nisso, a Clinton Education desenvolveu o QEMP (Quociente Empreendedor), ferramenta de avaliação autoadministrada para auxiliar empreendedores e intraempreendedores a entenderem de que forma suas características se relacionam com seu projeto e o que ainda é necessário para alavancá-lo. Para descobrir o seu QEMP, o indivíduo ou equipe deve responder a um questionário composto por 99 afirmações que se baseiam em seis pilares (Aderência, Dinâmica de Mercado, Experiência, Perfil Empreendedor, Controle e Planejamento e Recursos) e quatro dimensões (Relacional, Inovador, Processual e Analítico).
Mas não se trata de uma simples análise de perfil. A metodologia do QEMP foi desenvolvida com base teórica das áreas de administração, negócios, marketing, design de produto, psicologia e educação. Já a validação dos resultados é garantida pelo coeficiente estatístico Alfa de Cronbach, fórmula que torna possível determinar a consistência de um grupo de variáveis ou itens, no caso, as respostas. Após a realização do teste, o empreendedor recebe um diagnóstico que identifica suas características e traz orientações e sugestões de atividades para auxiliar na elaboração do plano de negócio.
Abaixo explicamos um pouco mais cada um dos seis pilares avaliados para ajudá-lo a entender como é feita a avaliação.
Aderência do Produto/Serviço
Dinâmica de Mercado
Esse é o momento de saber se o empreendedor entende o mercado no qual está se inserindo e em quê seu produto difere dos da concorrência. A avaliação é feita considerando o quão avançado está o modelo de negócio, quais indicadores de mercado já foram pesquisados, a escalabilidade e o nível de inovação do negócio. Afinal, um empreendedor que entra em um mercado já conhecendo as boas práticas, relações e influências predominantes tem muito mais chances de ser bem sucedido.
Experiência
O empresário já possui experiência profissional reconhecida? Esse pilar mensura o conhecimento que o usário possui para administrar um negócio, o quanto entende de meios de produção, controle financeiro e gestão de tempo. Habilidades interpessoais, como comunicação e relacionamento com equipe e investidores também são avaliados. O empreendedor deve ter consciência do que precisa fazer para se aperfeiçoar.
Recursos
Nessa etapa, a avaliação é feita levando em conta o quão preparado o empreendedor está para identificar e otimizar os recursos necessários para viabilizar seu negócio, sejam eles financeiros, legais, de pessoal, físicos ou de tempo. Quando se fala em recursos, a primeira coisa que nos vem à mente é dinheiro. Sim, ele é bastante importante. Mas quando não conhecemos fornecedores, as leis que gerem o setor ou equipamentos necessários, o capital corre risco de ser mal utilizado. Outros recursos, como conhecimento técnico e credibilidade também são fundamentais.
Controle e Planejamento
É necessário a qualquer gestor saber como planejar, revisar, replanejar e executar suas ideias, a fim de garantir que todo o esforço empregado leve ao sucesso de seu empreendimento. Esse pilar avalia a capacidade que o empresário tem de analisar cenários para definir objetivos e estratégias, distribuir atividades entre a equipe, entender padrões de causa e efeito relacionados ao negócio em que pretende investir, etc.
Perfil Empreendedor
Ao iniciar um novo negócio, todo empreendedor almeja realizar um sonho. Mas será que o restante do time acredita nesse sonho também? Esse é o pilar que busca mensurar o quão capaz o empresário é de liderar equipes, levando em consideração atributos como visão empreendedora, comprometimento, resiliência, flexibilidade e criatividade.
Ficou curioso para saber qual sua avaliação em cada um desses pilares? Responda agora ao QEMP e descubra qual é o seu quociente empreendedor!
Comentários
Postar um comentário